O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Instruções para Autores

Os artigos deverão ser enviados eletronicamente através da plataforma OJS (Open Journal Systems) do PsychTech-Journal, acessível a partir de www.psychtech-journal.com. Novos utilizadores deverão registar-se previamente.


Feito o login na plataforma OJS do PsychTech & Health, os autores deverão fornecer os dados solicitados e proceder à submissão do manuscrito, a qual implica 5 passos:
1. Após seleção do link Submissões online, é necessário indicar o tipo/secção de artigo, selecionar o idioma principal do manuscrito e aceitar as condições gerais de submissão. Poder-se-á, ainda, fazer algum comentário opcional aos editores, como por exemplo indicar a área científica do artigo submetido.
2. No segundo passo, dever-se-á submeter a versão final do manuscrito, de acordo com as normas da revista. Este ficheiro não deverá conter qualquer identificação dos autores no corpo do texto ou nas propriedades do documento.
3. Após a transferência do manuscrito para o sistema, deverá ser incluída a informação completa de contacto de todos os autores (nome, apelido, instituição, morada, endereço de e-mail). Será ainda solicitada a indicação de um autor que exerça as funções de autor correspondente, o qual será o único responsável por estabelecer contactos com os editores e manter informado os restantes coautores de todas as decisões e modificações referentes ao manuscrito. A apresentação do título, resumo (até 250 palavras) e palavras-chave do idioma principal de submissão será também realizada neste passo. Preferencilmente deverão recorrer aos descritores na área da saúde.
4. O quarto passo, que é opcional, permite a transferência de documentos suplementares que os autores considerem uma mais-valia para a avaliação/revisão do manuscrito. O envio da carta de submissão e respetivos anexos obrigatórios, indicados abaixo, não deverá ser realizado neste momento.
5. No quinto passo, o autor correspondente deverá confirmar a correta submissão e registar a respetiva referência (ID) atribuída ao manuscrito. Esta referência deverá ser utilizada em todos os contactos posteriores com os editores referentes ao manuscrito submetido.


Após a confirmação da correta submissão do manuscrito, o autor correspondente deverá enviar um e-mail para psychtech.editor@gmail.com, tendo o cuidado de incluir na caixa "assunto" o código do artigo atribuído pelo sistema OJS que fora submetido. Os autors deverão ter o cuidado de fazer chegar ao Editor os seguintes documentos: (1) carta de submissão e apresentação do tema e autores; (2) declaração sobre o cntributo de cada um dos autores para o trabalho; (3) declaração de cedência de direitos de autor; (4) declaração de eventuais conflitos de interesses; e (5) declaração de conduta ética/parecer favorável do comité de ética ou comissão científia que supervisione a realização de pesquisa nas suas instituições .


Plagiorismo.


Todos os manuscritos submetidos são analisados para controlo de eventuais plágios. Este controlo é o primeiro procedimento levado a acabo pelos editores. Sempre que identificados problemas, os mesmos serão comunicados aos autores. Os editores acusarão a correta receção dos manuscritos e documentos suplementares e informarão os autores sobe o estado da primeira avalliação indicando  a acçao a ser seguida pelos autores. Nesta primeira fase, normalmente, os manuscritos rejeitados apresentam erros/inconsistências nass normas, na estrutura do artigo. Quando não são identificados problemas deste género o manuscrito é encaminhado para a revisão pelos pares. O não cumprimento dos critérios estabelecidos poderá demorar, desnecessariamente, o processo de avaiação do manuscrito ou até a rejeição do mesmo.


Não encargos financeiros para publicar no Psychtech & Health Journal